- Área: 665 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fernando Gomulya
-
Fabricantes: Aluplus, Dulux, Niro granite, Toto, dormakaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Longa está localizada em uma área residencial ao norte da cidade de Bandung, cercada por antigas casas e muitas árvores. Situada longe do trânsito intenso da cidade, a residência se torna um lugar confortável para se abrigar. Em resposta a essas vantagens, a edificação é projetada para receber uma quantidade suficiente de luz natural e vistas para o exterior. A massa da residência foi criada para ser levemente inclinada gerando assim uma imagem de construção diferente da vizinhança ao redor.
A edificação consiste em três volumes juntos criando uma forma em "H" vista superiormente. A primeira massa é colocada no piso térreo, transversal à configuração do local, enquanto as outras duas massas no piso superior são posicionadas perpendicularmente à primeira. A edificação em si é chamada de Casa Longa por causa de sua forma longa e horizontal. A sala de estar, sala de jantar e cozinha são projetadas sem o uso de divisórias para tornar o espaço mais amplo.
O uso extensivo de vidro torna o espaço mais aberto e fornece um sistema de ventilação natural. Para melhorar o sistema de refrigeração natural da edificação, um reservatório de água é adicionado. Um grande número de aberturas também oferece mais vistas ao ar livre para que o proprietário aproveite as características externas, como a vegetação e o som da água, criando uma atmosfera tranquila. Diferentes tipos de vegetação também são usados para cercar a residência.
O projeto foi construído principalmente com concreto e madeira. Essa combinação cria uma atmosfera tropical e moderna dentro e fora da edificação. O muro de concreto branco representa a modernidade e está sendo usado por causa de sua rigidez e durabilidade. Por outro lado, a madeira representa localidade e autenticidade.